Poços de Monitoramento – Qual o seu uso na investigação e controle ambiental?
Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024
Saiba mais Poços de Monitoramento - Qual o seu uso na investigação e controle ambiental?
A instalação de poços de monitoramento para amostragem de água subterrânea é procedimento comum de licenças ambientais. Sua aplicação envolve desde o monitoramento de sites industriais (para verificação de possíveis plumas de contaminantes), monitoramento de profundidade freática (como piezômetros para taludes e aterros), investigação de passivos ambientais em áreas de interesse entre outras aplicações. Embora a instalação dos poços seja um procedimento relativamente simples, ela é a última etapa de uma série de investigações que devem ser realizadas anteriormente (sendo esta uma das razões que a maioria das licenças ambientais exige a instalação de poços de monitoramento como condicionante para obtenção de LO).
Para instalação de poços de monitoramento eficientes é necessário conhecer a geologia, hidrogeologia e pedologia do local de instalação. Este conhecimento é necessário pois não adianta instalar poços de monitoramento em áreas onde não há presença de superfície freática (ou zona saturada perene). Também é necessário conhecer os fluxos subterrâneos de água subsuperficial, afim de que os poços sejam instalados interceptando estes fluxos. O conhecimento da geologia e pedologia da área é importante tanto para a determinação dos materiais construtivos e de perfuração, quando para a compreensão de backgrounds geoquímicos de solos e rochas e a capacidade de permeabilidade destes solos. Como se vê, instalar um poço de monitoramento é a última etapa de um processo de compreensão do meio físico do site estudado/investigado. O risco de instalar poços de monitoramento sem este conhecimento prévio é de gerar resultados não representativos de passivos/contaminantes. Estes resultados acarretam na necessidade de novos estudos geológicos da área, instalação de mais poços de monitoramento (no local correto), nova coleta de análises e nova submissão destes resultados ao órgão competente, tudo isto gerando mais gastos e perda de tempo para o empreendedor.
Uma vez instalados de forma correta, os poços de monitoramento permitem acesso direto a água subsuperficial, facilitando o processo de coleta e monitoramento ao longo da vida útil do site em estudo. A instalação de poços de monitoramento é regulada pela NBR 15495- Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas em Aquíferos Granulares, cujo objetivo é certificar que os poços de monitoramento sejam construídos de maneira a fornecerem resultados precisos e de que não contaminem as águas subsuperficiais no processo de instalação e de amostragem. Para isto é necessário a utilização de materiais próprios para poços de monitoramento, como tubos de revestimento geomecânico (não pode ser utilizado PVC comum), tampas de pressão para o fechamento correto da tubulação, selos com utilização de bentonita, lajes de cimento para a proteção do poço e isolamento da superfície. Todo poço de monitoramento deve ter seu perfil construtivo e geológico apresentando, bem como a ART de responsabilidade técnica emitida por profissional capacitado para tanto.
Os poços instalados pela Borsa Ambiental sempre contam com acompanhamento de geólogo durante a execução das sondagens e instalações do poço de monitoramento. Nosso trabalho visa garantir a precisão e qualidade na instalação dos poços, evitando que o investimento do empreendedor seja desperdiçado.