O que é e para que serve um laudo geológico?

O que é e para que serve um laudo geológico?

Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024

Saiba Mais O que é e para que serve um laudo geológico?

O laudo geológico é uma ferramenta do licenciamento ambiental que caracteriza o meio físico de uma determinada área. No Laudo Geológico é que são descritos o relevo, geologia, hidrografia, hidrogeologia, risco geotécnico e paleontologia de uma determinada área. Para tanto, o Geólogo se vale de investigações de campo, com a execução de sondagens investigativas, e da análise de informações de satélites e fotos aéreas. Este laudo norteia a instalação dos empreendimentos, exemplificando as limitações do terreno para que não se coloque em risco nem o empreendimento, nem o meio ambiente.

Os laudos geológicos são obrigatórios dentro da obtenção da Licença Prévia no processo de Licenciamento Ambiental. Todas as obras de infraestrutura, loteamentos residências e industriais, bem como a grande maioria das atividades licenciáveis, deve apresenta um laudo geológico bem elaborado. Os laudos também são muito utilizados na remediação de áreas contaminadas, na atividade de mineração, na locação de aterros e na elaboração de planos diretores para cidades.

Um bom laudo geológico precisa conter mapas temáticos que exemplifiquem as relações da geologia, hidrogeologia e geomorfologia do terreno com o projeto a ser instalado. Do mapa geológico é que se compreende quais porções do empreendimento podem apresentar riscos devido ao tipo de rocha e solo presentes na área. Ainda, um registro fotográfico robusto e elaboração de seções geológicas de correlação são fundamentais para boa compreensão das condicionantes do terreno.

Com os mapas de hidrogeologia do empreendimento que se identifica as unidades de aquíferos, riscos de contaminação e disponibilidade de água subterrânea (fundamental para a boa locação de poços subterrâneos de abastecimento de água).

O relevo local é apresentado em mapas de elevação e imagens de drone, que definem zonas de risco de deslizamento de encostas, áreas com risco de inundação, áreas de banhado e as bacias hidrográficas presente na região do empreendimento. Este tipo de informação garante que as áreas de preservação permanente (APP) sejam identificadas, delimitadas e não interfiram com o desenvolvimento do empreendimento.

Faz parte do laudo geológico também a definição da capacidade de infiltração de efluentes no solo, bem como a definição das melhores áreas de um terreno para desenvolver estas atividades. Com um bom laudo geológico é possível definir as áreas aonde a infiltração de efluentes não gere problemas de contaminação para as águas subterrâneas, evitando, problemas futuros nos processos de licenciamento. Um laudo geológico é, portanto, um documento que engloba diversos estudos sobre a parte física de um terreno (solo, rocha e água). Com o laudo geológico é possível a instalação de empreendimentos sem que se coloque em risco o investimento realizado, preservando as limitações naturais do terreno, e desenvolvendo com responsabilidade a atividade exercida.

WhatsApp Borsa
Borsa www.borsaambiental.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×