O papel do perito assistente em uma perícia judicial
Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024
Saiba Mais O papel do perito assistente em uma perícia judicial
O perito indicado pelo juízo é alguém que possui conhecimento técnico-científico sobre determinados assuntos e é solicitado a ser parte de um processo judicial quando os conhecimentos necessários para a tomada de decisão extrapolam o Direito. Ele não é parte demandante ou demandada, advogado, tampouco juiz, mas sua participação é de suma importância para esclarecer de maneira adequada e imparcial os fatos jurídicos para o Juízo.
A participação de um perito indicado pelo juízo garante que tudo seja esclarecido de maneira adequada? Não necessariamente. O perito é um ser humano e, como todos, sujeito a falhas ou interpretações sobre determinada matéria e, é nesse contexto que surge o papel do perito assistente.
Ao perito assistente cabe:
- elaborar ou assessorar o advogado da parte na elaboração de quesitos suplementares de forma clara e objetiva para auxiliar no esclarecimento da matéria;
- fazer interface de comunicação com o perito do juízo durante a perícia;
- diligenciar a perícia judicial para esclarecer a matéria e evitar visões unilaterais, distorcidas da realidade ou que não sejam suficientemente abrangentes para dar ao juiz da causa subsídios amplos para o esclarecimento do tema examinado;
- elaborar um laudo ou parecer independente, divergente ou crítica ao laudo pericial.
Nós, da Borsa Engenharia e Geologia, estamos preparados para auxiliar você e sua empresa em demandas técnicas relacionadas à Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.