Evitando problemas futuros: a Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental.
Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024
Saiba Mais Evitando problemas futuros: a Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental.
A aplicação da norma ABNT 15515-1: Avaliação Preliminar de Passivos Ambientais se tornou corriqueira na recuperação de áreas degradadas, no licenciamento de novos empreendimentos e na aquisição de imóveis. Esta avaliação é o primeiro passo para se descobrir indícios de contaminação de água e solo e ajudar o empreendedor nos seus futuros negócios. O propósito desta norma é levantar evidências, sugerir causas, pautar o rumo de uma possível remediação.
A Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental é composta pela etapa investigativa, que tem por objetivo definir o histórico ambiental da área de interesse. Para tanto, se identifica o uso histórico da área, as atividades vizinhas, bem como uma descrição do meio físico contendo informações como geologia local, a geomorfologia, a bacia hidrográfica, os tipos de solo presentes e o tipo de aquífero presente. Está inspeção de reconhecimento é realizada por profissionais habilitados que investigarão possíveis fontes de contaminação e danos ao meio ambiente. Ao final da inspeção é montado um Modelo Conceitual da área que define os alvos para uma investigação mais detalhada.
Em casos de suspeita de contaminação, a Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental, parte para a fase de Investigação Confirmatória ABNT 15151-2, onde elabora um plano de ação para caracterizar o passivo ambiental. Esta norma estabelece os requisitos necessários para o desenvolvimento de uma investigação confirmatória em áreas com indícios reais de contaminação. A última etapa do processo é a execução da norma ABNT 151515 -3: Investigação detalhada. Esta etapa consiste na aquisição e interpretação de dados da área onde foi confirmada a existência de contaminação, objetivando entender o comportamento e o risco que estes contaminantes oferecem ao meio ambiente.