Dia Internacional da Biodiversidade
Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024
Saiba mais Dia Internacional da Biodiversidade
A primeira lição que devemos aprender é que as formas de vida não existem somente para embelezar a paisagem.
Diversidade biológica pode ser entendida como a variedade de formas de vida existentes no planeta, em determinado ecossistema ou habitat. Para o equilíbrio dos ecossistemas é necessário que a biodiversidade seja preservada, sustentando as relações existentes entre as formas de vida. Imaginem o desaparecimento de uma árvore que produz frutos, estes frutos alimentam muitas outras espécies. Estas espécies não terão alimento e não conseguirão se reproduzir e sobreviver, logo seus predadores estarão sem ter o que comer. A ideia é simplista, mas exemplifica a importância da manutenção de todas as espécies num ecossistema.
O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade no planeta. Aproximadamente 140 mil espécies de animais e plantas podem ser encontradas em território brasileiro. Este fato ocorre por estarmos próximo a Linha do Equador, um balizador para diversidade biológica. Somado a extensão territorial, que nos proporciona inúmeros ecossistemas, o Brasil detém cerca de 20% de todas as espécies existentes no planeta.
O Brasil sendo um país com a maior diversidade biológica do planeta tem evidenciado o risco a biodiversidade aumentar, de forma que mais e mais espécies têm sido adicionadas às listas de espécies ameaçadas de extinção. As ameaças à diversidade no Brasil tornam os biomas Mata Atlântica e Cerrado hotspots de diversidade (muitas espécies que existem apenas nestes biomas, os quais têm sofrido constante perda de área nativa). As atividades agrícolas, de pecuária e de mineração, quando implementadas sem consciência ambiental, são os principais causadores desta ameaça.
Atualmente no estado do Rio Grande do Sul os biomas Mata Atlântica e Pampa têm sofrido com o aumento da expansão urbana e da expansão agropecuária. Um exemplo é a mata de araucária que teve sua área drasticamente reduzida, peixes como o dourado quase desapareceram dos rios, veados-campeiros inexistem em nossos campos e o leão baio foi praticamente extinto.
Quando um novo empreendimento é projetado para uma área onde causará um impacto na diversidade local, suprimindo ou eliminando parte da diversidade biológica, é necessário elaborar um plano para preservar o ecossistema local. Os laudos biológicos servem para esclarecer a situação da diversidade local, onde espécies ameaçadas, exóticas, áreas de forrageamento e reprodução para animais são avaliadas. Com isso, caracteriza-se o possível estado de conservação, regeneração e sucessão ecológica da área de estudo. É com este laudo que se pode habilitar um terreno para construção, elaborando estratégias que visem respeitar a biodiversidade e conciliam o meio ambiente com o futuro empreendimento.