Dia de proteção às florestas
Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024
Saiba mais Dia de proteção às florestas
O mundo destruiu as suas florestas; simples assim… Segundo a ONU, florestas ocupam 30% da área mundial atualmente, sendo que na Europa Ocidental já foi destruido 99,7% de sua cobertura florestal original. No Brasil 60,7% do território nacional é coberto por florestas (dados do IBGE). Mas afinal, o que é uma floresta?
Uma floresta é uma região geográfica extensa com predominância de árvores, sendo abrigo para milhares de espécies vegetais e animais. Florestas existem em praticamente todos os continentes e climas e são santuários de biodiversidade. O Brasil tem dois principais biomas florestais, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, sendo que somos o país com a maior quantidade de florestas tropicais do mundo.
Ao longo dos anos com o crescimento populacional e a expansão agropecuária, estes biomas têm diminuído chegando a incríveis perdas territoriais de 20 % do tamanho original para a Amazônia, e 70 % para a Mata Atlântica. Esta diminuição das florestas tem impacto direto na dinâmica do planeta, de forma que para recuperar estas perdas, estima-se que 1,2 trilhões de árvores novas devem ser plantadas. A título de curiosidade, estima-se que o Planeta Terra tenha 3,04 trilhões de árvores (Crowther et al (2015) Mapping tree density at a global scale. Nature, 525(7568), pp.201-205. DOI:10.1038/nature14967).
As florestas têm uma importância essencial para a biosfera terrestre. As florestas tropicais guardam a maior biodiversidade do planeta. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta, tendo fundamental importância para o clima do continente Sul Americano. O mecanismo de evapotranspiração das árvores é o responsável pelo reumidificação do ar, através das florestas é que a maioria das cadeias alimentares interagem. Além disso, as florestas previnem erosão por água e vento do solo, sendo que as raízes das árvores filtram diversos componentes químicos do solo. Pensem que sem florestas e árvores não existiria papel, lápis e café! Mais paradoxal ainda é pensar que sem florestas não teríamos nenhum tipo de carvão (uma das mais difundidas fontes de energia do mundo).
A perspectiva cinza de um futuro sem florestas é alarmante. Nesse dia 17 de julho, dia de proteção às florestas, devemos nos conscientizar sobre a importância desses ecossistemas para as nossas vidas e entender a importância que as florestas do Brasil tem para o mundo.