Dia da Terra – Qual legado vamos deixar?

Dia da Terra – Qual legado vamos deixar?

Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024

Saiba mais Dia da Terra - Qual legado vamos deixar?

Comemorado pela primeira vez no ano de 1970, o Dia da Terra teve como objetivo criar uma consciência global aos problemas de degradação ambiental, suportando a proteção do meio ambiente e conservação da biodiversidade.

Neste 49º ano de lutas e conquistas pela conservação do planeta Terra, ainda é necessário conscientizar a população dos danos causados pelo sistema de vida que os humanos adotaram. A sobre-exploração dos recursos naturais que Terra nos proporciona nos leva a um horizonte de perspectivas sombrias. Neste dia da Terra devemos repensar a vida que levamos. Cabe a cada um de nós como indivíduos livres ser o agente dessa mudança. Preconizar os produtos e práticas sustentáveis na agricultura, na indústria e no cotidiano é um passo fácil para cada indivíduo e gigantesco para a sociedade. Imagine se cada um de nós poupasse um litro de água por dia, reciclasse uma embalagem a mais e apagasse uma lâmpada que não está sendo usada? O reflexo seria imediato no nosso bolso e construtivo para nosso planeta.

Porém, uma realidade aparentemente simples de ser implementada não parece ter atingido a consciência coletiva. Cada ano que passa é observada a constante diminuição dos reservatórios de água doce dos ambientes continentais do planeta. O que nos leva a uma reflexão: O que significa ter água?

A resposta pode até parecer absurda para a maioria de nós. Esbanjamos água doce a ponto de perder em média 37,8% de toda água tratada antes dela chegar as nossas torneiras (dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento). Cidades como Macapá chegaram a ter 75% de perda de água tratada. Se estes números não chocam ou não fazem sentido é porque realmente não nos demos conta do valor da água. O sistema de saneamento básico é o mais atrasado da infraestrutura nacional. Em 2016, 51,9% da população brasileira não possuía sistema de coleta de esgoto (dados de Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento). Mais alarmante ainda é que apenas 45% de todo o esgoto é tratado no Brasil. Todo esse esgoto acaba na água que bebemos.

Poderíamos pensar que só a água é um problema, porém florestas são destruídas, toneladas de lixo vão parar no mar, sem contar que nós brasileiros contribuímos para os desastres humanos e naturais horrendos de Mariana e Brumadinho.

A Terra é o único lugar que conhecemos capaz de suportar a existência de vida. Estamos exaurindo as reservas naturais do planeta, a grande diversidade de vida está desaparecendo aos poucos e conseguimos desestabilizar o sistema complexo de uma biosfera. A hora de reflexão passou, precisamos é ação e mudança de comportamento.

Nós somos sensíveis às mudanças climáticas, e por isso somos completamente responsáveis por repensar o nosso modo de vida e ensinar as próximas gerações sobre a importância da conservação do planeta. Em último caso, se não formos bem-sucedidos nessa luta pela conservação do planeta seremos os causadores e as vítimas do nosso próprio modo de vida.

WhatsApp Borsa
Borsa www.borsaambiental.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×