Como funciona a consultoria ambiental?

Como funciona a consultoria ambiental?

Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024

Saiba como funciona a consultoria ambiental?

Atualmente, uma das grandes preocupações mundiais, é a conservação de áreas naturais intocadas pela atividade humana. Estes preciosos altares da vida natural são como castelos de carta, basta cair uma para desestabilizar toda estrutura. A constante redução destas áreas naturais tem relação com o crescimento urbano descontrolado e práticas não sustentáveis de produção, que acaba por afetar todos os aspectos naturais do ambiente.

Mas como conciliar o impacto ambiental da expansão com a conservação ambiental?

O papel da Consultoria Ambiental é conciliar a conservação ambiental com a expansão dos processos produtivos e crescimento urbano, navegando através dos regramentos e códigos federais, estaduais e municipais, e, especialmente, propondo novas soluções. Basicamente empresas de assessoria ambiental atuam em duas situações: a primeira, iniciando todo o processo de licenciamento ambiental de novos empreendimentos; a segunda, gerindo e conduzindo as ações previstas nas LOs ou solucionando novas questões ambientais.

Em novos empreendimentos, o desafio de conciliação inicia pelo conhecimento e diagnóstico do meio físico e biótico da área do empreendimento. São estudadas e compreendidas a vegetação, fauna local e estágios sucessionais deste ambiente. O estudo do meio físico – com a compreensão da geologia, hidrologia e pedologia local – fornece o conhecimento para compreender os meios de dispersão de possíveis poluentes e potenciais áreas de risco. Assim, é possível conhecer todas as condicionantes e agentes envolvidos na implantação de um empreendimento.

Após estabelecido este arcabouço de conhecimento, é possível pensar em formas de mitigar os potenciais danos e/ou buscar medidas de compensar previamente os danos que serão causados ao meio ambiente. Soluções estas, que devem estar de acordo com a legislação municipal, estadual ou federal, dependendo do órgão responsável pela avaliação do projeto e da área a ser modificada.

Estes relatórios e planejamentos são necessários e obrigatórios, para que projetos de empreendimentos, que são potenciais impactantes ambientais, possam funcionar regularmente, e de forma que empreendimentos que respeitam, colaboram e valorizam a conservação ambiental, sejam reconhecidos por serem sustentáveis e/ou “amigos do meio ambiente”. Vale lembrar que hoje em dia o consumidor valoriza marcas e segmentos que possuem ações de preservação do meio ambiente.

Alguns exemplos de segmentos onde a atuação da Assessoria Ambiental é fundamental são: implantação de rodovia, setor industrial, loteamentos para construção de casas, construção de hospitais, plantas de reciclagem de resíduos industriais e até o estabelecimento de uma “simples” lavagem de carros. Todos estes empreendimentos são potenciais causadores de impacto ambiental, e é papel da Assessoria Ambiental realizar os processos de licenciamento de maneira correta e responsável.

A segunda situação de atuação da Assessoria Ambiental é no acompanhamento da operação e solução de problemas ambientais. Muitos empreendimentos já licenciados apresentam problemas de gestão em suas ações, acarretando fiscalização por parte do poder público, e sendo demandada solução. Nesta fase, a Assessoria Ambiental atua propondo soluções e adequando planos e medidas já existentes. É muito comum a atuação da assessoria ambiental em questões de gerenciamento de resíduos, avaliação de passivos ambientais e no desenvolvimento de planos e relatórios anuais previstos nas LOs dos empreendimentos.

Além de todos estes aspectos, é possível pensar na Assessoria Ambiental como uma ferramenta preditiva para identificação e solução de problemas ambientais. Não é preciso esperar notificações do poder público para efetuar correções nas ações e planos dos empreendimentos. A utilização de ações preditivas pode identificar e diminuir a chance de acidentes ambientais, gerando economia de recursos para o empreendedor.

A Consultoria Ambiental carrega uma responsabilidade maior hoje em dia frente a sociedade consumidora. Esta preocupação ocorre, pois, a população está cada vez mais interessada em saber qual a consciência ecológica da empresa que consome. Apenas se adequar as normas ambientais regidas pelos órgãos responsáveis é um quesito mínimo esperado pelo consumidor, a expectativa é saber que há uma real preocupação frente ao meio ambiente, esforços além do exigido para tornar a empresa “amiga da natureza”. Empresas que trabalham com ações de impacto socioambiental não estão apenas gerando menor impacto na natureza, mas sim criando um marketing verde, vinculando sua empresa ao ecologicamente consciente.

Ao mesmo tempo que o marketing ambiental cresce como ferramenta de gestão de mercado, os consumidores conscientes também estão em ascensão. Isto significa que esses consumidores estão genuinamente preocupados e vão atrás de informações para entender o impacto causado por cada empresa. Dessa forma, marcas que buscam explorar essa tendência, mas com promessas vazias, não duram muito. Todas as empresas podem repensar processos para gerar menor impacto no meio ambiente, como por exemplo a educação ambiental dos seus colaboradores, ações simples que trabalhadas de forma coletiva geram grandes impactos no planeta terra.

A Borsa Ambiental oferece soluções para indústrias e empresas que precisam de consultoria em qualquer uma das etapas dos processos de regularização ambiental e também oferece cursos in company para aqueles que querem dar “um passo a mais” e começar com educação e conscientização ambiental de seus colaboradores.

WhatsApp Borsa
Borsa www.borsaambiental.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×