A importância dos laudos paleontológicos para a construção civil
Por: Borsa - 07 de Setembro de 2024
Saiba mais a importância dos laudos paleontológicos para a construção civil
O estado do Rio Grande do Sul possui um riquíssimo registro de fósseis de diversas formas de vidas, desde dinossauros a plantas raríssimas, e não é de agora o debate sobre a preservação deles. Em contrapartida, muitos empreendimentos têm seu licenciamento ambiental barrado pelo risco que oferecem a este patrimônio. A Borsa Engenharia e Geologia oferece a solução com o mapeamento e descrição da geologia local, documentação fotográfica e análise técnica para confirmar se existem riscos ao patrimônio paleontológico.
Para obter licenciamento ambiental os empreendimentos localizados nos municípios descritos na Lei Estadual nº 11.738/2002 (Aceguá, Agudo, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Candiota, Cerro Branco, Chuí, Dom Pedrito, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Guaíba, Jaguari, Lavras do Sul, Mariana Pimentel, Mata, Novo Cabrais, Osório, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Pinheiro Machado, Quaraí, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Gabriel, São Jerônimo, São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Taquari, Uruguaiana, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz) devem apresentar junto ao seu licenciamento ambiental um Laudo Paleontológico. Este laudo descreverá a geologia da área do empreendimento com mapas e fotos, identificando rochas aflorantes com chance de possuírem fósseis e a devida ART para este serviço.
Seu empreendimento não pode parar por um laudo mal feito. Entre em contato com a Borsa Engenharia e Geologia para solicitar seu orçamento.